No ano de 1958, a Seleção Brasileira conquistou sua primeira Copa do Mundo. A competição que na sua 6° edição teve como sede a Suécia, foi composta por 16 seleções, sendo que somente 4 das Américas (Argentina, Brasil, Paraguai e México) e o restante todas localizadas na Europa (Suécia,Alemanha Ocidental, Áustria, França, Tchecoslováquia, Hungria, União Soviética, Iugoslávia, Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia, País de Gales).
Na primeira fase da competição, o Brasil ficou no Grupo 4, junto com Inglaterra, União Soviética e Áustria e terminou na primeira colocação depois de duas vitórias e um empate (3x0 Áustria, 0x0 Inglaterra, 2x0 União Soviética). A segunda vaga ficou com a União Soviética.
Diante de País de Gales, pelas quartas de final, a Seleção venceu com o placar mínimo, sendo o gol feito por Pelé. Já na semi-final o Brasil enfrentou a França que contava com o grande Just Fontaine, que, naquela mesma Copa do Mundo, se tornou o maior artilheiro em uma única edição de todos os tempos, tendo marcado 13 gols. Na partida, a Seleção Brasileira venceu por 5x2, de virada, com grande atuação de Pelé, Didi e Garrincha que atuaram em grande estilo, levando o Brasil para a final contra a anfitriã Suécia, que havia vencido a Alemanha Ocidental por 3x1, em um jogo com grande tensão, chegando a ter o jogador alemão Erich Juskowiak expulso e Fritz Walter, também pelo lado alemão, sofrendo uma lesão tão grave que encerrou a carreira do mesmo nessa partida.
A final que foi disputada no Estádio Rasunda frente a um público de 50.000 pessoas, viu o Brasil jogar com seu uniforme reserva, o azul, por ter perdido no sorteio, já que as duas seleções tinham como cor principal de seus uniformes titulares, a cor amarela. Os suecos abriram o placar logo as 4 minutos, com um gol de Liedhom, mas os brasileiros não se abateram e logo viraram a partida. Com 2 gols de Vavá, terminamos o primeiro tempo na frente do placar e logo no início do segundo tempo, Pelé marcou um gol que está eternizado na história do futebol mundial: Zagallo levantou na área, Pelé dominou no peito, deu um chapéu em Gustavsson e sem deixar a bola cair, colocou no canto direito do goleiro sueco, marcando o terceiro da Seleção Brasileira e pouco tempo depois, Zagallo marcou o quarto, praticamente garantindo o primeiro título mundial do Brasil. Os torcedores suecos ainda puderam comemorar, já que Simonsson marcou aos 35, mas Pelé fechou o placar de 5x1 e o Brasil conquistou sua primeira Copa do Mundo.
Fatos Interessantes
- Melhor Jogador: Just Fontaine
- Melhor Jogador Jovem (Revelação): Pelé
- Artilheiro: Just Fontaine (16 gols)
- Jogos: 35 / Gols: 126 / Média de Gols: 3,6 por partida / Gols Contra: 0
- Público Total: 819.810 / Média de Público: 23.423
- Melhor Ataque: França (23 gols)
- Pior Ataque: México (1 gol)
- Melhor Defesa: Brasil e País de Gales
- Pior Defesa: França (16 gols)
- % de Ingressos Vendidos: 63% ("Baixa" porcentagem por conta da transmissão via televisão)
- Na época, Pelé se tornou o jogador mais jovem a jogar, marcar um gol e a ser campeão de uma Copa do Mundo, atualmente ele é o 5° mais jovem a jogar e ainda é o mais jovem jogador a marcar gol e a conquistar o Mundial.
Fonte: Wikipédia.org / FIFA.com / uol.com.br