O futebol é formado por um goleiro, laterais, zagueiros, atacantes, meias e volantes. O volante (também chamado de cabeça-de-área ou trinco em Portugal) é o meia que auxilia a frente da linha de defesa. Normalmente, o esquema é formado por dois jogadores, sendo um mais defensivo e outro que sai mais ao ataque. Mas o responsável por criar a posição foi o ex-jogador do Flamengo CARLOS VOLANTE.
Argentino da cidade de Lanús (a mesma de Maradona), Volante chegou ao Flamengo em 1938 e ficou até 1944, quando se aposentou. Antes de atuar no rubro-negro, Volante teve passagens no San Lorenzo (ARG), Napoli (ITA), Torino (ITA) e Rennes (FRA).
No Fla, criou a posição dos volantes. Dono de uma raça característica dos argentinos, fazia bem a proteção da zaga, sendo o responsável por fazer a bola passar da defesa para o meio-campo.
Após pendurar as chuteiras, Volante virou treinador. Comandou diversas equipes brasileiras como Internacional, Vitória e Bahia, sendo o comandante do jogo extra da final da Taça Brasil de 1959 contra o Santos de Pelé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário